O que considerar na hora de construir sua área de lazer?
17 de julho de 2020O que é concreto estampado e como utilizá-lo na decoração?
7 de agosto de 2020Existe diferença entre concreto e cimento, embora muitas pessoas confundam sua utilidade, eles são aplicados em situações distintas. Mas o fato é que ambos são indispensáveis para construir ou reformar.
O que você precisa saber é que o concreto é feito a base de cimento. Por aí já dá para entender que não se trata do mesmo produto. Devido a esta dúvida, muito comum na cabeça das pessoas, nós da Zayco achamos interessante trazer este esclarecimento aqui.
Abaixo, vamos exemplificar as particularidades de cada um deles. Acompanhe!
Entenda a diferença entre concreto e cimento
O concreto é um material feito à base de água, cimento e outros agregados, como se fosse um cascalho.
Em contrapartida, o cimento se trata de um pó bem fininho produzido à base de calcário e outros minerais. Ele absorve a água formando um agente de ligação para manter o concreto em bloco.
Diante desta descrição, já é possível ver a diferença entre o concreto e cimento, embora eles sejam confundidos, na realidade são produtos completamente distintos um do outro.
O cimento consegue ser um material completamente independente em uma construção. Porém, o concreto depende do cimento para existir.
Função do cimento
O cimento é um aglomerante hidráulico que em contato com a água forma uma massa com bastante resistência mecânica. Ele é usado para ligar outros agregados.
Existem muitos tipos de cimentos, cada um deles é indicado para determinadas situações na construção civil. A sua variedade pode interferir de maneira significativa na resistência mecânica.
A exemplo disso estão construções na rede de esgoto, que precisam de um cimento resistente a sulfatos.
O cimento é categorizado em 5 tipos de acordo com a norma da ANBT NBR 5737, são eles: CP l, CP ll, CP lll, CP IV e CP V ARI.
A escolha do tipo de cimento é responsabilidade do Engenheiro, pois através desse material é possível eliminar problemas futuros na construção como fissuras de origem térmica.
Confira também: Cimento sustentável: o que é e quais os benefícios ao utilizá-lo?
Função do concreto
O concreto é caracterizado pela mistura do cimento, água, pedra e areia. Nesse caso, o cimento é hidratado com água formando uma pasta resistente usada para aderir os agregados e formar um bloco monolítico.
O preparo é feito por profissionais que precisam se atentar ao ponto de qualidade. Para isso, é importante saber exatamente qual é a quantidade de água que deve ser utilizada na formação da pasta.
Proporções erradas de água podem prejudicar a função dos materiais e também mudar o teor do produto.
O concreto precisa de uma boa distribuição granulométrica para preencher todos os vazios. Cada mistura pode ser usada com propósitos diferentes, veja:
- Cimento + água – pasta de cimento
- Pasta de cimento = areia = argamassa
- Argamassa + tela – argamassa armada
- Pasta de cimento + areia+ brita = concreto
- Concreto + adições = concreto especial
- Concreto especial + aço = concreto armado
Depois dessa explicação, é fácil perceber a diferença entre concreto e cimento. Ou seja, são itens completamente diferentes usados na construção civil.
Em suma, o cimento é um material aglomerante, enquanto que o concreto, é um produto pronto. Mas, a verdade, é que produto pronto depende do aglomerante para existir.
E o concreto estampado?
O concreto estampado trata-se de um pavimento de concreto monolítico, executado ”in loco”, que recebe um tratamento na superfície, no mesmo instante em que é feito a concretagem do pavimento. Aplicam-se os endurecedores coloridos de superfície através do processo de salgamento pigmentando-se toda a superfície.
Após a coloração da superfície as fôrmas de estampagem são aplicadas no concreto imprimindo um efeito de padrão tridimensional.
O concreto estampado é um piso diferentemente dos outros, ele é feito com acabamento superficial pigmentado que permite inúmeros acabamentos.
A sua superfície é preparada praticamente da mesma forma do outros pisos de concreto, contudo, a vantagem do concreto estampado é justamente a possibilidade de adicionar padronagens e cores personalizadas que conferem uma textura, forma e relevo inovadores ao concreto.
Ou seja, você pode projetar um piso de concreto estampado com aparência de intertravados, madeira, pedras, cerâmicas, ardósia e qualquer outro desenho.
Atualmente o concreto estampado é muito especificado em diversos projetos, principalmente pelo fato da durabilidade e por ter o melhor custo benefício, porém, não significa que o piso de concreto estampado não precise de cuidados e manutenções.
Como quase tudo relacionado a construção requer uma manutenção para prolongar a durabilidade, o concreto estampado também precisa ter seus cuidados.
O piso estampado recebe uma impermeabilização a base de resina acrílica na superfície, onde ele protege contra raios UV, contra fungos, gorduras entre outros.
É Recomendado que reaplique essa impermeabilização sempre quando necessário, a duração média da impermeabilização é de 1 a 2 anos dependendo do tráfego e ataque de UV (Exposição solar).
Fazendo essa manutenção preventiva, você garante a maior durabilidade contra desbotamento da cor, desgaste e evita manchas de gordura, além de ficar mais fácil para fazer a limpeza.O piso em concreto estampado pode ser aplicado em diversos locais, atendendo vários tipos de projeto. Sua versatilidade é uma das principais características, além de inúmeras outras vantagens.
Se você quer saber mais sobre o concreto estampado, fale com quem é referência no assunto. A Zayco está à sua disposição para tirar dúvidas!
Gostou do conteúdo? Confira também: Conheça novas tecnologias construtivas para fazer bonito em sua obra