Você conhece todas as fases de uma construção? Confira quais são aqui!
1 de maio de 2020Saiba o que avaliar ao decidir construir uma casa com piscina
15 de maio de 2020Construir ou reformar são ações que demandam uma boa quantia de dinheiro, por isso, muitas pessoas vão deixando para depois. Entretanto, apesar de ser um grande desafio, isso não precisa ser impossível, basta ter um bom planejamento e saber onde dá para economizar na obra.
Quando falamos em planejamento, é fundamental priorizar 3 coisas fundamentais: A escolha de bons profissionais, materiais adequados e escolhas sustentáveis. Ou seja, construir e reformar não precisa necessariamente ser algo demorado, caro e com desperdícios.
Como economizar na obra?
Para conseguir realizar o projeto com eficiência e muita economia é essencial ter atenção nos seguintes detalhes, confira!
1- Contrate quem entende do negócio
Você vai perder dinheiro se ignorar isso, pois infelizmente muitas pessoas são prejudicadas quando resolvem optar pelos profissionais só analisando o preço.
Esse é o tipo de barato que pode sair muito caro.
Portanto, contrate um engenheiro ou arquiteto que seja responsável pela criação do projeto, dessa forma, a sua obra será mais segura e com menos riscos de falhas e maiores custos posteriores com retrabalhos.
Inicialmente, os valores serão muitos custosos, porém, existem coisas que não tem preço, como a segurança das pessoas que vão habitar no imóvel.
Para conseguir melhores preços, pesquise no mercado, contudo, não esqueça de também analisar o perfil do profissional.
2- Pesquise os valores de materiais de construção
Hoje em dia existem muitas soluções no mercado da construção civil, com isso, você poderá economizar na obra sem abrir da qualidade.
Além das muitas lojas físicas existentes, ainda tem a opção das lojas online, o que pode acarretar em uma grande diferença de preço entre um material e outro.
Além disso, existem muitas alternativas que podem ser estudadas com relação ao tipo de material a ser utilizado, a exemplo disso estão os materiais de demolição para móveis e o piso e concreto estampado, são conceitos sustentáveis e que geram economia para a obra.
3- Monte uma planilha de gestão de obra
Acompanhe todos os processos se você quer economizar na obra e alimente com todos os gastos tidos durante o processo.
Já existem aplicativos que podem ajudar muito nesse quesito, um deles é o “ConstruOn”, ele permite realizar levantamentos de quantidade de materiais e a consolidação de custos e receitas em tempo real.
O mais interessante é que os aplicativos podem ser uma mão na roda para o gestor de obra, especialmente no gerenciamento de composições, unidades de medida, insumos, armazém e outros detalhes.
4- Controle os insumos
A grande razão pelos gastos abusivos em obras é devido ao desperdício de material de construção. Existem diversos gargalos que podem culminar na perda dos insumos, são eles: Falta de disciplina e organização dos trabalhadores, mau armazenamento, problemas da gestão de recursos e outros.
Para evitar isso, é fundamental que antes de começar a obra, seja encontrado um local adequado para guardar os insumos, bem como seja organizado um controle para retirada de materiais.
Não esqueça que os insumos devem ser armazenados em local coberto, protegidos da chuva, vento e sol.
Caso não tenha um lugar grande para guardar tudo, peça para a loja entregar os insumos aos poucos.
5- Estipule prazos para sua obra
Atrasos da obra geram mais gastos com mão de obra, pois os profissionais são pagos por dia de serviço.
Para economizar na obra leve o planejamento dos prazos bem a sério e combine isso com os profissionais envolvidos. Afinal, não é justo você como contratante sair perdendo pelo uso indevido do tempo, pois até os materiais podem perder a validade.
Para evitar isso, acompanhe a obra de perto.
Vantagens na economia usando o piso de concreto estampado
O concreto estampado é na verdade um pavimento de concreto monolítico, porém que possui a capacidade de impressão de desenhos no piso onde for instalado.
Isso quer dizer que através dessa opção, é possível dar aparência de pedras, madeira, tijolos e cerâmicas de diversas cores para um piso. Tudo isso, de uma forma rápida e bastante compensatória financeiramente, saiba o porquê:
- Leva menos tempo de mão de obra, pois a capacidade de produção pode chegar a 300m²/dia, isso significa economia na obra;
- Dispensa manutenção constante, pois é muito resistente e durável;
- É uma solução ecológica, para utilizar essa técnica não são usados muitos materiais e nem excesso de energia elétrica como em pisos convencionais;
- O piso de concreto estampado permite o uso de diversas cores e acabamentos e pode ser usado em parques, empresas, residências, lajes e outros;
- Essa opção é muito mais econômica do que outros tipos de pisos;
O uso do piso de concreto estampado pode ser a solução para economizar na obra sem comprometer a estética da construção. Fale com os especialistas da Zayco!
Gostou do conteúdo? Confira também: Você conhece todas as fases de uma construção? Confira quais são aqui!